Um site de vídeos de protocolos clínicos de Endodontia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Criado em 2019, o site www.endoberger.com.br, uma página organizada pelo Prof. Dr. Carlos Roberto Berger, disponibiliza vídeos de protocolos clínicos de Endodontia para cirurgiões dentistas e acadêmicos de Odontologia.

O Prof. Carlos Roberto Berger é especialista em Endodontia; Mestre pela Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, SP; Doutor pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas – FOP-UNICAMP, em Piracicaba, SP; e, autor de 6 livros em Odontologia. Atualmente, ele é professor do curso de graduação em Odontologia do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE e professor dos cursos de pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e da Associação Brasileira de Odontologia, Seção Ponta Grossa – ABO-PG, todas instituições sediadas em Ponta Grossa, no Paraná.

O Prof. Berger relatou que há exatamente um ano atrás, próximo do final de janeiro de 2019, ele já havia, até então, produzido 6 vídeos sobre procedimentos clínicos de Endodontia e todos encontravam-se disponíveis no Youtube. Ele descreve que 6 meses após lançamento do site, haviam quase dez mil visualizações.

Segundo ele, os conhecimentos em Odontologia são aprimorados pela pesquisa e pela experiência clínica dos professores, sempre alicerçada por evidências científicas e a divulgação desses conhecimentos sempre se deu por meio das aulas teóricas expositivas e aulas práticas: laboratoriais e clínicas. Os livros também sempre tiveram papel importantíssimo nesse processo. Já, os congressos, com palestras e com os “hands-on”, representam grande fonte de disseminação de diretrizes ou protocolos para procedimentos clínicos e, nessa mesma linha, seguem também os vídeos “online” e “pod casts”.

Devido ao crescimento da internet em todo o planeta, das plataformas de compartilhamento, os vídeos postados no YouTube, apoiados pela busca Google, representam uma possibilidade grandiosa na disseminação de todo tipo de conhecimento. Cirurgias em todas as áreas de saúde estão hoje disponíveis no YouTube.

Porém, exatamente naquele momento em que o YouTube parecia acolher e difundir tão bem todo o material produzido na forma de vídeos, o Conselho Federal de Odontologia – CFO, publicou a Resolução 196/2019.

Essa Resolução determina, em seu Art. 3º:  “Fica expressamente proibida a divulgação de vídeos e/ou imagens com conteúdo relativo ao transcurso e/ou à realização dos procedimentos, exceto em publicações científicas.”

A interpretação desse artigo, feita pela Procuradoria Jurídica do Conselho Regional de Odontologia do Paraná – CRO-PR, é que “relativamente a divulgação de vídeos transoperatórios, no transcurso e realização de procedimentos, continuam liberados apenas para fins acadêmicos e científicos, não podendo haver a divulgação ao público leigo em geral, ou seja, como citado anteriormente, o YouTube, neste caso se o canal for exclusivamente para acesso de estudantes e ou profissionais da Odontologia não encontra óbice às normativas”.

Assim, com base na Resolução Removi CFO 196/2019, o Prof. Berger retirou todos os vídeos do Youtube, afirmando que as Resoluções do CFO existem e devem ser cumpridas.

Dessa forma, então, o site www.endoberger.com.br foi criado! Atualmente, o site está locado na plataforma VIMEO, com 8 vídeos, onde o acadêmico ou profissional de Odontologia, auto declara-se como tal, indicando a Faculdade onde estuda ou o número de seu CRO. A partir dessa experiência vivida pelo Prof. Berger, ele propôs ao apresentar o web site dele como modelo e a proposta foi acatada. Hoje, o referido site serve de parâmetro, de modelo, para todos os profissionais que procuram orientações do CRO-PR para a montagem de um site.

O site, sem interesses financeiros, tem hoje, apesar de apenas um ano de lançamento, milhares de acesso e por meio dele, pretende-se divulgar técnicas e procedimentos clínicos da Endodontia, seguindo rigorosamente a legislação do CFO.

Os vídeos são muito bons. É possível observar o cuidado e o esmero do Professor na elaboração de cada vídeo. O Prof. Carlos Roberto Berger aguarda o acesso ao site por cada um que ler essa matéria aqui no Portal EndoBSB. E, por falar em EndoBSB, o Prof. Berger será um dos palestrantes do I Congresso Internacional & IV Simpósio de Endodontia EndoBSB, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de março de 2020, em Brasília, DF. Para saber mais, acesse o site www.endobsb.com.br/simposio e faça sua inscrição.

Publicado por:

Profa. Marcela Batista Pereira de Carvalho

Profa. Marcela Batista Pereira de Carvalho

Graduada em Odontologia pela UNAERP
Especialista em Ortodontia e Endodontia, atuando também na área de Ortopedia Funcional dos Maxilares
Mestre em Ciências da Saúde, área de Saúde Bucal, pela UnB
Doutoranda em Odontologia pela UnB
Membro discente do Projeto de Extensão “Trauma Dental: Prevenção e Tratamento” do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências das Saúde - FS/UnB
Exerce atividade em clínica privada nas áreas de Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Endodontia

Prof. Dr. Jacy Ribeiro de Carvalho-Junior

Prof. Dr. Jacy Ribeiro de Carvalho-Junior

Graduado em Odontologia pela UNAERP
Especialista e Mestre em Endodontia pela UNAERP
Doutor em Materiais Dentários pela FOP/UNICAMP
Professor Adjunto do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências das Saúde - FS/UnB
Coordenador do Estágio Supervisionado em Odontologia 2 do Departamento de Odontologia da FS/UnB
Membro docente do Projeto de Extensão “Trauma Dental: Prevenção e Tratamento” do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências das Saúde - FS/UnB
Especialização em Implantodontia pela Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas - FAOA - Araraquara - SP

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Deixe seu comentário

Sobre o Portal

Um Portal de conteúdo baseado em evidências científicas e informações sobre o mundo da Endodontia. Tudo disponível de forma organizada, clara, acessível e interativa.

Mais Publicações

Deixe Sua Mensagem

Seja membro EndoBSB

Cadastre-se e receba as novidades do portal em primeira mão.