fbpx

A polêmica do filme “Root Cause” na Netflix

netflix-root-cause

A polêmica do filme “Root Cause” na Netflix

A Raiz do Problema (“Root Cause”) é um filme de 2018, semelhante a um documentário, mas sem base científica, que estava sendo disponibilizado pela Netflix.

 

 

O filme foi produzido por Frazer Beiley, apresentando sua experiência com um tratamento endodôntico e as supostas repercussões sistêmicas que ele enfrentou como consequência dessa terapia.  Nesse documentário são apresentados depoimentos dos cirurgiões-dentistas Weston Price e Hal Huggins, além do químico Boyd Haley, apoiando as alegações de Beiley. Price, Higgins e Halley propõem a extração dentária como forma de tratamento eletivo para infecções endodônticas, por acreditarem que focos infecciosos persistentes podem resultar no desenvolvimento de alterações graves como o aparecimento de um câncer, por exemplo.

 

O documentário foi recebido com duras críticas pela classe odontológica e, principalmente, pelos endodontistas, por apresentar teorias não respaldadas em evidências científicas e pelas implicações éticas da desinformação que o filme representa.

 

No final de fevereiro de 2019, após ação de associações de especialistas em Endodontia, como a American Association of Endodontists – AAE, a Sociedad de Endodoncia Latinoamericana – SELA e a Sociedade Brasileira de Endodontia – SBENDO, o documentário foi removido da Netflix.

Compartilhar