A polêmica do filme “Root Cause” na Netflix

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A Raíz do Problema (“Root Cause”) é um filme de 2018, semelhante a um documentário, mas sem base científica, que estava sendo disponibilizado pela Netflix.

O filme foi produzido por Frazer Beiley, apresentando sua experiência com um tratamento endodôntico e as supostas repercussões sistêmicas que ele enfrentou como consequência dessa terapia. 

Nesse documentário são apresentados depoimentos dos cirurgiões-dentistas Weston Price e Hal Huggins, além do químico Boyd Haley, apoiando as alegações de Beiley.

Price, Higgins e Halley propõem a extração dentária como forma de tratamento eletivo para infecções endodônticas, por acreditarem que focos infecciosos persistentes podem resultar no desenvolvimento de alterações graves como o aparecimento de um câncer, por exemplo:

Uma das teorias mais bizarras é apresentada logo aos 9 minutos de filme, numa cena em que uma dentista, que parece ter um conhecimento mais integral dos fenômenos, pergunta aos espectadores: “E se eu lhes dissesse que 98% das mulheres diagnosticadas com câncer (CA) de mama, possuem um dente com tratamento endodôntico realizado do mesmo lado em o CA foi detectado, vocês acreditariam?”

O documentário foi recebido com duras críticas pela classe odontológica e, principalmente, pelos endodontistas, por apresentar teorias não respaldadas em evidências científicas e pelas implicações éticas da desinformação que o filme representa.

Essas alegações infundadas, sem nenhum embasamento científico, apresentas no filme têm o potencial de “se espalhar como fogo”, disse o Prof. Dr. Fred Barnett, Coordenador do Curso de Odontologia e Diretor do Programa de Pós-Graduação em Endodontia do “Einstein Healthcare Network”, na Filadélfia.

O Prof. Barnett disse mais: “Vamos verificar todas as evidências e ver se existe alguma correlação. Não existe nenhum estudo na área médica ou odontológica válido publicado em nenhum lugar capaz de estabelecer uma correlação entre tratamento endodôntico eo desenvolvimento de um CA.

No Brasil e em toda a América Latina, a reação foi a mesma, a de indignação. No final de fevereiro de 2019, após ação de associações de especialistas em Endodontia, como a American Association of Endodontists – AAE, a Sociedad de Endodoncia Latinoamericana – SELA e a Sociedade Brasileira de Endodontia – SBENDO, o documentário foi removido da Netflix.

 

Fontes: por: John Kopp, da PhillyVoice Staff (https://www.phillyvoice.com/) e Sociedade Brasileira de Endodontia – SBENDO

Publicado por:

Profa. Marcela Batista Pereira de Carvalho

Profa. Marcela Batista Pereira de Carvalho

Graduada em Odontologia pela UNAERP
Especialista em Ortodontia e Endodontia, atuando também na área de Ortopedia Funcional dos Maxilares
Mestre em Ciências da Saúde, área de Saúde Bucal, pela UnB
Doutoranda em Odontologia pela UnB
Membro discente do Projeto de Extensão “Trauma Dental: Prevenção e Tratamento” do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências das Saúde - FS/UnB
Exerce atividade em clínica privada nas áreas de Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Endodontia

Prof. Dr. Jacy Ribeiro de Carvalho-Junior

Prof. Dr. Jacy Ribeiro de Carvalho-Junior

Graduado em Odontologia pela UNAERP
Especialista e Mestre em Endodontia pela UNAERP
Doutor em Materiais Dentários pela FOP/UNICAMP
Professor Adjunto do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências das Saúde - FS/UnB
Coordenador do Estágio Supervisionado em Odontologia 2 do Departamento de Odontologia da FS/UnB
Membro docente do Projeto de Extensão “Trauma Dental: Prevenção e Tratamento” do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências das Saúde - FS/UnB
Especialização em Implantodontia pela Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas - FAOA - Araraquara - SP

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Deixe seu comentário

Sobre o Portal

Um Portal de conteúdo baseado em evidências científicas e informações sobre o mundo da Endodontia. Tudo disponível de forma organizada, clara, acessível e interativa.

Mais Publicações

Seja membro EndoBSB

Cadastre-se e receba as novidades do portal em primeira mão.